quinta-feira, 28 de maio de 2009

Emociones en tiempo real

“…17 minutos de partido y el Barça está ganando”, grita o locutor na TV que acaba de ser ligada…

Às 21:02 chego em casa, em um dia no mínimo especial para a maior parte dos habitantes desta cidade (ao fundo, gritos da vizinhança…uhhhhh… uma boa jogada perdida). Qualquer dia de jogo do Barça já se vê festa para todo lado. Mas hoje nao é um dia qualquer… em 15 dias o Barça está a ponto de faturar o terceiro título do ano: o primeiro foi da Copa del Rey, o segundo foi da Liga Española e hoje pode conquistar o título da Champions , a Liga Européia.

Nesse exato momento acontece a final contra o Manchester e em quase todo bar, restaurante ou lugar onde se tenha uma TV há um grupo de pessoas se amontoando ao seu redor. Pelas ruas a sensação é de final de copa do mundo, na minha experiência soteropolitana, é claro. Imagine se toda Salvador torcesse para um único time e ele fosse final da Copa América?! (ou algo parecido…. que me corrijam os entendidos no assunto). Cara, a cidade está uma loucuraaaa.

Como dizia, acabo de vir da rua, mais precisamente do centro da cidade, mais especificamente do entorno das Ramblas e Praça Catalunya… bueno… esta praça é o ponto principal da festa do Barça. Em jogos importantes se monta um telão, palco para bandas e é aí que se junta a multidão enlouquecida. Além disso nas Ramblas fica uma fonte chamada Canaletes, onde os torcedores vão se banhar depois de cada vitória. Agora já dá para imaginar o cenário que encontrei pelas ruas, nao? Centenas de pessoas vestidas com camisas do Barça, caras pintadas, gente gritando, um monte de bêbados, todos se dirigindo ao epicentro da folia. Só falta trio elétrico, juro. Dá até um pouco de medo passar por esse povo… porque aqui também tá cheio de espírito de porco, viu? Na última final (e não duvido que hoje seja pior) a festa acabou em pancadaria, quebra-quebra, gente presa, bicicletas destruídas, enfim… ser humano é aquele bicho esquisito que encontra as fomas mais inusitadas e paradoxalmente parecidas para expressar suas emoções. É uma pena.

Ao mesmo tempo que tenho verdadeiro pavor desses ambientes desregrados devo confessar que me sinto atraída pela euforia, pela expressão de alegria do povo. Na verdade estou em casa porque não encontrei uma companhia suficientemente insana pra encarar a loucura dessa festa. Queria muito ver de perto. Me encanta essas comoções coletivas, ver a multidão vibrando junta, as transgressões… pouco me importa que ganha, mas o grito de gol de uma massa emocionada, putz… me arrepia, de verdade. (Uhhh… outro grito de decepção… o Barça pede mais uma jogada). E aqui assumo, Guna e Bruno, é uma emoção parecida com a que sinto quando vejo a multidão louca atrás do Chiclete… eu não gosto, da mesma maneira que pouco ligo pro futebol, mas a vibração, sim senhor, é coisa que me contagia.

Fim do primeiro tempo. Barça 1 X Manchester 0. Fogos de artifício, gritos, apitos, cornetas irritantes. Pela cidade milhares de litros de cerveja sendo consumidos.

Os gritos da vizinhança por vezes me transporta aos meus tempos Federação, quando o Parque São Braz anunciava os dias de jogos do Bahia ou Vitória. Sem ver o jogo já sabíamos do placar só pelas reações… se podía acompanhar tudo: jogadas perdidas, gols, buzinas, pirraças entre torcidas… curioso ver como o São Braz e um bairro e Barcelona podem estar tao próximos, ao menos neste aspecto.

Começa o segundo tempo e a primeira chance do Barça vem já no quarto minuto. Logo se ouve gritos dos meus vizinhos protestando um suposto pênalti. Aos 7 minutos uma cobrança de falta acaba em bola na trave. Os 10 meu sinal pirata de internet some. Aos 18 uma pausa pro xixi e um quase gol, que perdi porque estava no banheiro (ainda bem que foi quase, porque gol para mim é igual a fim de novela… não acompanho nada, mas o último capítulo eu gosto de ver… e reprise na vale). Aos 22 os ânimos entre os jogadores estão bem acirrados… acho que vai acabar em porrada! Aos 25 minutos do segundo tempo…Barçaaaaaaa…goooooooooollllllll de Messi, de cabeça! Agora são 2X0! Aos 26 o Manchester quase revida, mas meus vizinhos não param de comemorar. Aos 29, quase outro, de cobrança de falta. Aos 32, Ronaldo, do Manchester, leva um cartão amarelo. O locutor já anuncia a madrugada de festa nas Ramblas. O metrô funcionará, excepcionalmente, até as 2h. Faltam 5 minutos de partida e os locutores não param de lamber o Barça… quase dá saudade de Galvão…hahaha. O Manchester segue tentando, mas não tem jeito, coitados. Faltando um minuto pro fim da partida, já no tempo adicional, a euforia já tomou conta da cidade inteira. Sim, caro leitor… estou arrepiada e nesse momento queria mesmo estar pelo menos 10 minutinhos lá na Catalunya (é bem verdade que não suportaria mais que isso). De qualquer maneira, me contento com a vista e os sons que ouça da minha janela:

Pra todo lado agora se canta o grito de guerra desta temporada histórica do Barça: “Copa, Liga y Champions!” (essa frase cantada no ritmo do We Will Rock You, do Queen). Da minha janela, além de todo tipo de ruído comemorativo também escuto gente cantando o hino do time. Olho para uma varanda ao lado e vejo uma companheira solitária que também parece se divertir aos sons da cidade em festa.

...é… o melhor agora a fazer é esquecer a Praça Catalunya, as Ramblas e começar a pensar em domir...(apitos, gritos, buzinas muito muito muito irritantes) …é…. a noite será longa…

E antes que alguém me pergunte se gosto de futebol…. dá para entender que esse não é o tema do post?

5 comentários:

  1. Fiquei emocionado lendo o seu post, imaginando o clima da cidade, o orgulho dos barceloneses pelo time fantástico e pelo título conquistado. Fiz questão de ver essa final histórica, e o domínio do Barça, frente a um time da qualidade do Manchester, é de deixar qualquer boquiaberto.

    Por outro lado, acho que, depois de algum tempo, você vai sentir vergonha de dizer para as pessoas que, em 27 de maio de 2009, você estava em Barcelona e não foi comemorar a campanha fantástica do Barcelona na Praça de Catalunya. Que amigos nerds são esses que você arranjou?

    No final do ano tem a final do mundial interclubes, que decidirá qual time é campeão mundial. Será Barcelona contra algum time sul-americano, provavelmente brasileiro. Vê se até lá toma coragem pra ir a Praça Catalunya, afinal você está aí pra estudar eventos efêmeros em espaços públicos.

    Não me decepcione!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. lendo o texto quase que eu grito do lado de cá...BORA BAÊA!!!! MINHA PORRA!!!!
    carlinha, admito que também não sou louco por futebol, mas, assim como você, gosto da energia, eu teria ido fácil pra praça contigo, ainda arriscava tomar um banho na fonte. coisas e baiano que gosta de um pouco de folia.
    queria chamar atenção pra uma falha de memoria sua... me lembro muito bem de ver a senhorita no carnaval, correndo atras do PINEL...nem era camaleão, que por sinal tb não gosto, mas a energia que eles trazem é emocionante, é lindo ver a multidão de mais 10.000 pessoas se rendendo a bel, fazendo coreografias... a música que poderia ser uma pouquinho melhor...sem falar da banda...mas esse é outro assunto

    ResponderExcluir
  3. Pronto! manisfestaram-se os maiores muvuqueiros de plantão. eu também não poderia deixar essa oportunidade passar. é muito louco ver todos vocês falando sobre futebol justo agora, mesmo entendendo que Ana tenha outro tema central. Eu estou completamente envolvido pelo tema futebolistico agora. São as sincronicidades. Enquanto o Barcelona jogava, eu, sem nem lembrar do jogo, assistia videos no youtube da final do brasileiro de 88. O Bahia empatava com o Inter e se tornava campeão brasileiro pela segunda vez. Na pista de pouso do aeroporto estavam os trios elétricos que Ana queria em Barcelona. O time desceu do avião para o trio. A cidade parecia torcer para um único time. A festa que tomou as ruas da cidade em fevereiro de 89 em comemoração ao título da copa união só encontrava precedentes nos festejos do Tri-Campeonato do Mundo em 1970. Por onde andará esse nossa satisfação?

    ResponderExcluir
  4. BORA BAÊA MINHA PORRA!!!
    Somos quase iguais ao Barça, vejam só...

    Barça
    Bahia

    o vermelho e o azul...

    só falta agora o
    BAÊA melhorar um pouco
    MINHA zaga, meu meio campo, a diretoria...
    PORRA!!!

    ResponderExcluir
  5. adorei o texto e sua empolgação...
    até que tu narrou bem! =D

    bjoo!

    ResponderExcluir