quinta-feira, 16 de abril de 2009

8 países e um nó na língua

Passada a segunda semana de aula as barreiras entre os coleguinhas do master já havia se desmanchado. Agora já conversamos todos com todos, já saímos juntos depois da aula e as afinidades já começam a aparecer. A turma, de 17 alunos é composta por 8 catalãs, 2 mexicanos (e o único homem da sala), 1 chilena, 1 brasileira, 1 portuguesa, 2 belgas, 1 grega e 1 da República Dominicana. Como já é de se esperar, o grupinho das estrangeiras se formou logo e chega a ser engraçado como na sala a turma praticamente se divide em catalãs do lado direito e estrangeiros do lado esquerdo, mas todos temos nos dado muito bem. A experiência da comunicaçáo entre pessoas de lugares tão diferentes, além de muito engraçada, tem sido bem enriquecedora.

Em meio a esse festival de gestos, traduçães e interrogações me aparece uma atividade de 3 dias (fantástica, por sinal) com o designer franco-sueco Ruedi Baur, ministrada inteiramente em inglês. Para este seminário preparamos um trabalho sobre um espaço público (que por sinal fiz sobre a Praça Castro Alves) e deveríamos apresentar para ele em inglês, tudo bem? Beleza, afinal de contas me formei pelo ACBEU… tô um pouco enferrujada, mas nada que preocupe, certo? Errado! Caramba… quando abri a boca para fazer minha apresentação… nossa… parecia que eu estava no "book two". Não conseguia terminar uma frase sem misturar espanhol no meio. Foi desesperador. Mais que isso...foi ridículo. Começava falando numa língua e terminava em outra. Fiquei arrasada. Depois me disseram que isso era normal. O lance é que estando aqui meu cérebro entende que a língua estrangeira da vez é o espanhol e simplesmente travou o inglês… No segundo e terceiro dias me saí um pouquinho melhor, mas ainda assim não passaria do "book four".

Bom… nos papos do nosso G8 continuo tentando praticar o inglês, apesar da salada de sotaques e idiomas. Uma das vantagens dessa diversidade tô ficando craque em frases multilingues.
At least nosotras nos divertimos a lot!

3 comentários:

  1. É... soltei uma dessas... Do you stay here hasta cuando?

    ResponderExcluir
  2. nossa prima, adoro ver seus posts, tenho rido muito com eles pois toda vez que começo a ler, monto um filminho na cabeça e fico imaginando suas caras e bocas...sinto sua falta prima

    ResponderExcluir
  3. Been there, também!! Frustrante no começo but at the end a gente se acostuma!!!

    ResponderExcluir