segunda-feira, 13 de abril de 2009

Conquistas e desafios

Semana passada finalmente me mudei. Agora divido apartamento com duas jovens catalãs, Eli e Marta, que são muito legais e bem humoradas. Ambas trabalham o dia todo e, aos finais de semana, vão ver as familias em um povoado próximo a Barcelona, o que acaba fazendo com que só nos encontremos algumas horinhas, à noite, durante a semana. Mas logo de cara me receberam muuuito bem e trataram de fazer com que eu me sentisse em casa. Realmente tenho tido muita sorte…

Algumas coisas foram muito boas nessa mudança: desfiz as malas, depois de mais de 1 mês de roupas entocadas, tô adorando arrumar o meu micro-quarto (menos que 5m2), o guarda-roupas, comprar as coisinhas que faltam… Me orgulhei tanto de ter colocado sozinha a persiana, com direito a usar furadeira e tudo! Rsrsrs. Tá certo que no dia seguinte eu tava um caco, mas isso é só um detalhe. Explorar a nova vizinhança também tem sido uma atividade prazerosa. Volta e meia caminho por ruas diferentes, descubro lugares novos, como uma cafeteria que tem wifi, onde gasto o mesmo que gastaria em uma hora de cyber, só que tomo um capuccino, chupo uma balinha e fico lá com meu laptop navegando na internet até o limite da bateria.

Por outro lado, sair da casa dos meninos me trouxe uma boa dose de melancolia. Foi um pouco como sair de novo da “casa dos pais”, um pouco como chegar de novo em Barcelona, um pouco como recomeçar. Sozinha. Brinco dizendo que foi a minha emancipação na Espanha. O que é ótimo, porque agora vou ter que lidar mais com o castelhano, com o catalão, náo vou ter o conforto da convivência diária com 3 baianos, que era justamente o que eu queria evitar, pra não virar comodidade. Mas passar muito tempo só, fazer comida só para mim, chegar de noite e não ter com quem conversar, nem internet para fugir do aqui e agora… não são coisas lá muito alegres. Também não é drama, até gosto dessa solidão e tenho curtido muitos momentos assim. Mas, convenhamos, FÁCIL náo é um adjetivo aplicável a esta situação. Tem dias que a dor de estar longe de Márcio não tem alívio certo. E saber que não tem remédio quase dá um desespero. E como dói a falta de poder telefonar para alguém e dizer “vou passar aí”, ou “vamos tomar uma canja no TCA?”, “…um happy-hour no Pós-tudo?”, “… um filminho no Museu?”, ou melhor: “…almoçar na casa de Álamo!!” rsrsrsrs… (ai que saudade…!).

Enfim, gente. Barcelona tem muito a se fazer. Inclusive amizades, já fiz algumas até. E é claro que ainda tenho uma segunda casa lá garantida com os meninos... não se preocupem que de tristeza eu não morro…

Mas é curioso constatar que toda conquista vem acompanhada de desafios proporcionais. E que estes, quando vencidos, trarão consigo outros novos, que logo tornarão a ser conquistas. É um ciclo interminável, do qual só escapa aquele que cansa e se dá por vencido. Por isso o negócio é respirar fundo, sacodir a poeira e tocar a bola para frente.

Eu?! Desistir? Rsrsrs…é ruim, hein?

4 comentários:

  1. Annie horse, Seus textos são sempre muito agradáveis de ler... Já pensou em ser romancista? Só quero dizer que vc tb tem um 3º lar em Cerdanyola del Vallès, pelo menos até setembro. E mais uma coisa, de quem já leva quase quatro anos e já pensou váááárias vezes em desistir: Desitir não é uma opção! o preço pago é muito caro para simplesmente desistir, e a recompensa vale a pena (eu espero!)

    ResponderExcluir
  2. ai meu deus, que saudade!!!! e que orgulho. tb passei o meu aniversraio longe...senti o mesmo, mesmo, mesmo...ô deus! minha frô...adiante, pra frente, pro alto e avante ein!!!!bjbj

    ResponderExcluir
  3. Gostei de suas palavras do final do texto...

    eu vejo que desafios são aprendizados né?! então quanto mais desafios mais aprendizado.Isso é bom.

    Mandei uma reflexão que é uma continuação do comentário por e-mail. Veja!

    ResponderExcluir
  4. tô com guna...romance!!! aproveita que vai estar um tempo só, pra escrever e também pra ouvir uns pensamentos que devem estar pedidos nessa cabeça oca...
    lendo teus textos aqui, até admito que sinto saudades daquelas conversas que tinhamos muito raramente, mas que quando aconteciam levavam horas no msn...só não sinto falta de vc largar no msn, toda vez: goooorrrddoooo!!!! porra! tá de sacanagem carlinha!!!! eu num puta regime pra emagrecer e vc me vem com essa??
    saudades, beijos e fica bem ai
    manda um abraço pra márcio, bom saber que vocês ainda estão juntos.

    ResponderExcluir