quinta-feira, 19 de março de 2009

Envelheço na cidade


No último domingo completei 31 anos.

Primeiro aniversário longe dos meus, primeiro aniversário em Barcelona.

Dia de aniversário sempre foi uma incógnita pra mim, mas o tom de obrigação de ser especial é algo que sempre esteve presente nele. Por mais que isso me chateasse e que quisesse imprimir o discurso de que é um dia como outro qualquer, a grande verdade é que não o é e nunca o foi. Aniversário é dia de celebrar o começo dessa nova jornada. É dia de saber que se é querido pelos amigos, familiares, ou até mesmo considerado por pessoas que nem imaginávamos que iam dedicar segundos do seu passeio virtual diário pra te mandar umas palavrinhas pelo orkut. Demorei pra valorizar os meus aniversários. Até que comecei a fazer festas... ah, as famosas festas do Edf. Virtudes... rsrs. Sensação muito boa poder reunir num mesmo espaço pessoas que são praticamente uma síntese da sua vida. E se divertir. E ver os outros se divertindo. Esse ano, por conta da viagem, antecipei minha comemoração em 1 mês e fiz um misto de festa de aniversário com despedida, só pra não deixar de ter esse momento de encontros inusitados.

Mas neste dia 15... justo neste... nenhuma expectativa se esboçou. Grazi sugeriu que comemorássemos com um picnic no Parque de la Ciutadela, já que finalmente o sol começou a dar as caras nesse fim de inverno. Achei ótimo. Mas pela primeira vez realmente senti que aquele era um dia qualquer. Era um dia neutro. Até que Márcio e Rafa me deram um dos presentes mais lindos que já recebi: vídeos dos amigos e família desejando um feliz aniversário. Puuutz... aí a ficha caiu. Tô aqui. Tô longe. Vocês estão aí... juntos. Eita que a mulher começou a chorar e não queria parar mais! Toda neutralidade daquele domingo qualquer foi por água abaixo e deu lugar a um coquetel de tristeza, carinho, saudade, alegria, dor-de-barriga...

Depois disso meu dia mudou. Ficou um pouco mais melancólico, é bem verdade. Mas foi como se todo o calor das festas no Virtudes se concentrasse naquele gesto, naqueles vídeos.

O picnic foi ótimo, uma delícia tomar sol no parque, coisa que nós soteropolitanos infelizmente não temos lá muita chance de fazer (ou melhor, temos alguma?). Também foi muito agradável a companhia de João, Grazi, Nanda e mais uns amigos deles: Beto, Virginie e Léo.



Aos que me telefonaram, mandaram emails, mensagens do orkut, músicas e, obviamente, os tais vídeos, muito muito muito obrigada. Aos que não escreveram nem ligaram, mas lembraram de mim, idem, certamente as boas vibrações chegaram até aqui.

E pra coroar essa xourumela só me resta terminar com uma frase batida, eu sei, mas perfeitamente contextualizada, só não sei de quem é (se alguém souber, agradeço a informação):

“Os amigos são a certeza de jamais sermos solidão”

E eu sou muito feliz por tê-los.

6 comentários:

  1. Gostei de ler! gostei mesmo.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Aqui ou além do Atlântico, você será sempre nossa menininha amarela do cabelo de mola!
    Hehehehehhehehe

    Não largamos o doce assim tão facilmente!

    ResponderExcluir
  3. Faz poucos dias que soube que você criou este blog/diário de viagem. Desde já, posso dizer que a partir de agora estarei acompanhando seus passos e impressões de além-mar.
    Fato é que fiquei sabendo do video na hora da gravação, pensei que íamos tirar uma foto. Durante a filmagem percebi do que se tratava, em todo caso, parabéns, feliz aniversário..rsrs
    O "tudo" do vídeo, bem genérico aliás, favor considerar feliz cumpleaños!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. ah! li um comentário acima que te chama de menina do cabelo de mola.
    isso me fez lembrar que quase sempre que eu vejo alguém com o cabelo de mola eu lembro de você. =D no ônibus, na facul, na rua, no inglês...
    ai bate aquela saudade sabe?

    ResponderExcluir
  5. ahhhh parabéns atrasado pra caraaaaalho!!!
    mas acredito que nunca acertei a data né? então continuo seguindo a tradição.
    beijos

    ResponderExcluir