quinta-feira, 26 de março de 2009

Balanço

Ontem completou-se 1 mês da minha chegada…

Vc deve estar pensando: “Mas jááááá??”

Pois éééé… o tempo voa. E é ele também fator essencial para que todas as coisas vão tomando seu lugar, para que o novo deixe de ser tão assustador e aos pouquinhos deixe mesmo de ser novo. O tempo é inversamente proporcional à ansiedade, à tristeza, ao sentir-se deslocado. Um dia, outro, depois outro… e quando nos damos conta… o pior já passou… ou não. O tempo só náo é lá muito generoso com a saudade. Essa cresce proporcionalmente. Mas daí é só esperar mais um pouco e pode-se até aprender a conviver com ela sem muito sofrimento (esqueçamos dos dias de TPM, ok?). De todas as minhas crenças, a que mais acalma é a fé no poder do tempo.

Entendo esses dias que passaram, ou melhor, que voaram, como minha introdução à Barcelona. Acabo de ser apresentada a esta bela jovem senhora. E ela a mim. Se vamos nos dar bem, ainda é cedo para dizer. Suspeito que sim... e é o que dizem todos aqueles que nos conhecem.

O fato é que, após ese mês em terras catalanas, eu:
- já não sofro mais tanto com o frio. É bem verdade que já chegamos à primavera, mas os dias estão bem instáveis;
- já funciono no horário daqui, e não do Brasil. Levei umas 3 semanas para ajustar meu fuso-horário biológico;
- já consigo me comunicar bem melhor e entendo cada vez mais o castellano. Até me arrisco a ler coisinhas mínimas em cataláo;
- já começo a fazer amizades com a turma do Master;
- já gastei meus primeiros 1000 euros (Uhhh!);
- encontrei um apartamento para morar, com duas catalanas, para o qual me mudo no dia 1º de abril (e não é mentira);
- não fico mais louca ao chegar no Metro sem saber para que direção andar;
- fiz compras no Ikea!! (Nossa...precisamos de um no Brasil);
- já tô planejando minha primeira viagem pela Espanha(detalhes só depois…);
- já tô curtindo sair pela cidade sem mapa, me perder um pouquinho, arriscar caminhos diferentes…

Enfim… escrevendo essa lista e me deparando com tantos outros temas que me vem à cabeça, constato que, de fato, num espaço tão curto de tempo muuuitas coisas se passaram… Nem tudo exatamente como eu queria. Mas, se quer saber, a minha avaliação é que tudo vem acontecendo exatamente quando tem que ser. Tudo no tempo certo. No meu tempo.

7 comentários:

  1. 1 mês? sério..? Passou muito rápido mesmooo! meu deus! parece que foi esses dias que a gente tava la no aeroporto chorando...
    mas pensando bem e sabendo que já passou um mês, até que parece.

    ah! Gostei da fé no poder do tempo... =D
    continue com essa crença.

    Pois é...
    Tudo tem seu tempo!
    (isso me fez lembrar de uma música, quando eu arranjá-la eu te mando.)

    ResponderExcluir
  2. oi carlinha, nem sabia do blog, valeu pelo aviso... parabéns atrasado pá caralho, ou eu já tinha te dado????
    de vez em quando vou dar uma passadinha por aqui, boa sorte, fica bem e sucesso!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. O que é o tempo?

    “O tempo é a substância de que sou feito.”
    (Jorge Luís Borges)

    “Existem, pois, três tempos na minha mente que não vejo em outra parte: lembrança presente das coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança presente das coisas futuras".
    (Santo Agostinho)

    O tempo é relativo.
    (Albert Einstein)

    “De jangada leva uma eternidade, de saveiro leva uma encarnação, de avião o tempo de uma saudade. Pela onda luminosa leva o tempo de um raio. Tempo que levava Rosa pra aprumar o balaio...”
    (Gilberto Gil)

    “O tempo é muito lento para os que esperam. Muito rápido para os que têm medo. Muito longo para os que lamentam. Muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eterno.”
    (William Shakespeare)

    Para os gregos o Tempo (Cronos) era um deus, velho, filho do universo (Cosmos) e da Terra (Gáia), que devorava os próprios filhos por medo que lhe destronassem, mas estes, permaneciam vivos dentro dele, como que esperando o momento de renascer.

    Para nós, “O tempo é o melhor autor: sempre encontra um final perfeito.”(Charles Chaplin).

    Um forte abraço no tempo de um clik.
    Joe

    ResponderExcluir
  4. Que bom que criou o blog. Pelo menos aqui podemos nos encontrar com mais frequencia do que no Brasil. Rsrsrsrsrsrsrrs. Beijos. Boa sorte!!!! Felicidades!!!!

    ResponderExcluir
  5. Incrível como "o tempo passa, o tempo voa" como dizia aquele famoso comercial de banco...
    Acompanhando seu blog, tento imaginar suas experiências em outro país, sonho que (ainda) não realizei.
    Tenho certeza que tudo no final dá certo, se não deu certo é porque não chegou ao fim!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Gostosaaa!!!
    Quantas novidades...
    è sempre bom curtir novos ares, conhecer novos lugares, encontrar novas gentes e desfrutar de novas culturas...
    Tudo é sutilmente diferente...
    Curta o país, curta a cidade, curta as pessoas e se curta no meio de tudo isso...
    Aproveite esse tempo queé único, que é sempre e que servirá de doces lembranças...
    Tire proveito de tudo...
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Amada Lagartixa, que bom que vc está bem, seus textos estão cada vez melhores, me emocionei com esse...que PAPAI (do Céu) esteja no seu coração e mente. Saudade. bjão.

    ResponderExcluir